Colégio Desafio aborda tema relacionado à ética na edição do Projeto Redação 2017

O momento é de expectativa para os alunos participantes do Projeto Redação no Colégio Desafio, em Vila Valqueire. Segundo a diretora da instituição, Marcia Matos, até o início de setembro serão divulgados os textos que  comporão a edição 2017. 

A escola escolheu o tema "Ética" para a elaboração das redações. O subtema varia de acordo com a faixa etária de cada turma. 

"Falei com meus alunos sobre ética nos esportes, depois fizemos uma fábula", disse Luciane Pereira, professora de Português e Redação no 6° do ensino fundamental. 

Luciane ressaltou que a divulgação do projeto é feita logo nas primeiras semanas de aula e, a partir daí, os alunos começam a buscar por superação.

A professora comentou também que, apesar da importância da Redação durante todo o período escolar, o início das atividades dá "um gás" no meio do ano, que é quando, de fato, os alunos começam a escrever.

Transformando a dificuldade em oportunidade

Muitos alunos têm dificuldade em colocar no papel aquilo que pensam e sentem. Para os educadores, a facilidade em desenvolver um texto e expor as suas ideias está diretamente ligada ao hábito da leitura. 

"Têm aqueles alunos que gostam de escrever, mas também há aqueles que não são muito chegados. O Projeto é importante porque mesmo aqueles que não gostam se empenham, procuram, pesquisam e escrevem", comenta Sônia Regina da Silva, professora de Português e Redação dos 5°, 8° e 9° anos do fundamental. 

Uma forma de despertar nos alunos o senso crítico em relação ao tema proposto é o trabalho com textos motivadores, feitos pela professora de Português do 5°ano, Camila Dantas.

"É fundamental que o professor faça um embasamento e que a temática fique muito clara. A gente precisa estimular mais os menores. Diferentemente dos maiores eles escolheram a vertente da ética no contexto escolar e família para a redação." 

Comemorando 15 anos de parceria com o Projeto Redação,Marcia Matos acredita que projeto valoriza o hábito de escrever a partir do momento que a escrita faz parte de uma evolução.

"O Projeto caminha junto com o pensamento da nossa escola. Nós precisamos fazer com que o aluno que passe pela nossa escola, não só expunha com clareza a sua ideia oralmente, mas também por escrito."




Fale Conosco
Topo
  • Siga-nos nas redes sociais